Sejam bem-vindos!!!!!

Participação de professores do Colégio.


PORTUGUÊS:

O ensino de língua portuguesa é muito abrangente, complexo. Disso ninguém duvida. Mais um motivo para que nossos bons profissionais da área sejam reconhecidos em suas tarefas diárias, pois a maior dificuldade que enfrentam na atualidade é a de procurar despertar o interesse dos alunos para o aprendizado da norma padrão, isso é um fato.

“Inovar é preciso”, orientam nossos especialistas pedagógicos. Estimular, incentivar, capacitar, etc. são também ações que determinam os objetivos na área a serem atingidos. Nem sempre tudo é possível. No entanto, vale lembrar que este Blog é destinado, no espaço desta página, a apresentar e a valorizar as ações de professores, direcionadas no sentido de se obter resultados positivos em suas atividades, por meio da tentativa de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado.

Especificamente na área de língua portuguesa e literatura, aconteceram neste final de semestre dois trabalhos, até o momento, que merecem ser considerados: o da professora Elié e o da professora Angélica Cristina, abordando conteúdos de leitura e escrita de maneira diversa e criativa, como podem ser vistos a seguir.


PORTUGUÊS - Leitura / Produção textual:

Em fins de novembro, a professora Elié orientou os alunos do 7º ano vespertino para a execução de um trabalho voltado ao conhecimento e à produção de diferentes gêneros textuais: cantiga, quadra, parlenda, trava-língua, anúncio, propaganda, fábula, conto, lenda, história em quadrinho, poema, bula de remédio.


Esse trabalho teve início com aulas expositivas, em que a professora procurou, num primeiro momento, esclarecer os alunos a respeito de quadras, que são poemas populares, criados pela cultura popular sem que haja um autor definido. Depois foram apresentados textos poéticos para que a turma se familiarizasse com tais gêneros, além de explicações sobre a construção do texto, enfatizando que um texto é a versão planejada e elaborada para ser lida/revisada e melhorada no que for preciso, considerando ainda que essas informações iniciais são importantes, pois colaboram para que os alunos ampliem seus conhecimentos de mundo e favorecem a releitura de um texto.
Como abertura das atividades, houve a apresentação de textos (parlenda, poemas, fábula), e os alunos, por meio de conhecimentos prévios, foram incentivados a dar sequência aos textos lidos. Nesta fase de leitura oral, a atenção dos alunos também foi despertada para que percebessem o ritmo, as rimas e outros recursos sonoros presentes nesses textos.

A fase seguinte foi a de produção escrita. Nela, os alunos se concentraram em estabelecer o objetivo do texto e o seu destinatário, não sendo esse último somente o professor.


E o resultado final foi apresentado no mural da escola:


E, como não poderia deixar de ser, também aqui neste Blog:



PORTUGUÊS - Leitura / Tecnologias:

“Era uma vez...”

Como nos faz bem reviver bons tempos, sendo conduzidos a reinos encantados, onde fadas, bruxas, príncipes e princesas movimentam nosso imaginário e nos remetem a situações em que o bem sempre vence o mal, pois há sempre um final feliz em cada história lida!.. E o ensino de língua portuguesa e literatura nos oferece essa oportunidade.

Em tempos modernos, os avanços científicos e tecnológicos, promovendo constantes mudanças sobretudo nos aspectos cultural e social, nos dão a impressão de que esse mundo encantado (presente na leitura dos Contos de Fadas) encontra-se ultrapassado, não mais atrai a atenção de crianças e jovens da atualidade. No entanto, importa considerar que possa haver um outro caminho a trilhar. Importa que não se abandone valores que auxiliem na formação de um ser humano de bem. E que esses valores possam ser conciliados ou combinados com as novas ferramentas de ensino: os recursos tecnológicos, que tanto fascinam as mentes em formação das crianças e jovens e despertam a atenção para a magia do mundo virtual.

Assim sendo, o trabalho com a leitura e a escrita de Contos de Fadas de uma maneira diferente, em que é feito o uso de recursos tecnológicos e metodologias variadas, é o destaque desta atividade apresentada neste Blog pela professora Angélica Cristina, com as turmas de 6º ano A, B e C, do turno vespertino, envolvendo um número de 75 alunos no total.

Segundo a professora, os objetivos iniciais seriam que os alunos aprendessem a ler e a interpretar Contos de Fadas a fim de que pudessem despertar a criatividade no exercício de produção de texto e produção de slides, além de se exercitarem também em contar histórias fazendo uso do data show. Tudo isso certamente promoveria uma maior socialização e troca de idéias entre todos.

Tendo em vista esses objetivos, uma série de etapas foram então cumpridas. Inicialmente, houve uma aula expositiva, em que se procurou relacionar o conhecimento prévio dos alunos com o assunto “Contos de Fadas”. Depois, mediante a apresentação de uma lista de livros tradicionais sobre o tema, os alunos escolheram um Conto de Fadas para ler. Esta lista compreendeu os seguintes títulos: Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, A Bela e a Fera, Os Três Porquinhos, João e o Pé de Feijão, O soldadinho de Chumbo, O Pequeno Polegar, O Príncipe Sapo, O Patinho Feio, O Pequeno Príncipe.
Em seguida, os alunos encaminharam-se para o laboratório para conhecer bibliotecas virtuais e os livros de Contos de Fadas virtuais. E responderam a uma interpretação do livro lido.

Após essa etapa, a turma se dividiu em grupos de acordo com o livro lido. Foram conduzidos ao laboratório de informática para a montagem de slides com as imagens do Conto de Fadas para assim contarem a história de cada livro aos colegas, usando o data show na apresentação das imagens.


Por fim, os alunos assistiram a filmes dos Contos de Fadas. Nessa fase, foi possível entre os alunos que se estabelecesse uma comparação entre o livro lido e o filme (semelhanças e diferenças). No encerramento, produziram um texto individual sobre o aproveitamento desta atividade, que foi destacado no mural da escola.

Nota-se que esta foi uma experiência muito proveitosa no sentido de se comprovar que é possível, em um contexto de ensino, aliar práticas pedagógicas simples e rotineiras (como o incentivo ao hábito de leitura de livros tradicionais) com os recursos inovadores de nossa tecnologia.


Parabéns, professoras Elié, Angélica e alunos!

Espera-se que o ano de 2011 seja marcado em nossa escola por boas atividades como essas!

E que todos tenham um Feliz Natal! 
São os sinceros votos da equipe do Frei Domingos.


ENSINO RELIGIOSO:

A professora Rosana Rolim voltou!

E voltou bastante animada, por sinal. Depois de 9 meses de licença prêmio (um luxo!), ela, além de retomar suas aulas de Ensino Religioso, também exerce agora a função de dinamizadora do laboratório no período matutino.

Sua colaboração para este Blog não poderia faltar, e aqui fica o registro do seu empenho em orientar os alunos na inclusão de comentários, opiniões, etc.

Além desse empenho, a professora ainda promoveu uma atividade condizente com o período de festas que já está sendo vivenciado na escola: organizou a produção de cartões natalinos pelos alunos do vespertino, os quais podem ser visualizados neste Blog na página “Cantinho dos alunos”. Esta atividade teve suas etapas desenvolvidas em sala de aula, como pode ser visto pelas fotos que se seguem:


E ainda sobre o incentivo à participação dos alunos neste Blog, como foi dito no início:
Nesses momentos, a professora contou também com o apoio e assistência do professor Olimar:

Com os alunos da EJA/noturno, não foi diferente:

Por fim, esperamos que a professora Rosana tenha um bom retorno e que esteja sempre certa da nossa amizade e admiração pelo bom trabalho realizado em nossa escola. 
Um forte abraço!!



MATEMÁTICA:
Em geral, a Matemática é vista nas escolas como uma matéria difícil. Que apenas poucos privilegiados conseguem aprender. E muitos alunos se queixam dizendo que não entendem ou não gostam da disciplina.
No entanto, essa não parece ser  uma situação dominante no Colégio Frei Domingos. É o que se pretende aqui demonstrar, através de uma atividade desenvolvida pelo professor Olimar (9º B e C/Matutino), neste segundo semestre de 2010. Convém observar neste registro (que esperamos ser o primeiro de muitos outros) o entusiasmo e o envolvimento do professor e alunos no processo de aprendizagem nesta área do conhecimento.

Trata-se de uma atividade que teve início no dia 07/10/2010 e contou com uma série de etapas a serem cumpridas, as quais totalizaram uma carga horária de seis aulas. Geometria Plana (Área) foi o tema escolhido pelo professor.

Inicialmente, houve uma aula expositiva, relacionando o conhecimento prévio dos alunos ao conteúdo de áreas. Para melhor comentar o significado de simbologias e medidas, o uso do data show fez-se oportuno, pois assim foi mostrado aos alunos desenhos de “plantas” de casas; ou seja, uma clara demonstração da aplicação da teoria apresentada nesta atividade.

Na sequência, foram formados grupos de quatro alunos. Cada grupo recebeu uma cópia de uma “planta” e a tarefa de determinar a área de cada cômodo, a largura da parede e a área total da casa. Para encerrar, o professor realizou com os alunos um debate sobre todos os cálculos desenvolvidos por eles.

A etapa seguinte contribuiu para aumentar ainda mais o interesse dos alunos pelo assunto: utilizando o laboratório de informática, cada aluno teria que criar uma “planta” de uma casa na qual gostaria de morar:










Observem como ficaram bons alguns desenhos:


Mas a atividade não pára aí. Com os desenhos prontos, os alunos teriam que enviá-los por e-mail para o professor. E o professor, por sua vez, iria olhar todos os desenhos e responder aos alunos, comentando sobre as intervenções necessárias. Os alunos teriam que ler o e-mail resposta do professor, realizar as mudanças quando sugeridas e novamente enviar outro e-mail ao mesmo, comentando a atividade realizada em seus pontos positivos e negativos.
A última etapa consistiu na apresentação dos projetos para os colegas, através do data show:


E o fechamento se deu através de um novo debate e comentários entre alunos e professor.
Conclui-se, portanto, que os resultados desta atividade foram bastante significativos  para aprendizagem dos alunos. E não poderia ser diferente: o professor Olimar - com seu carisma, boa vontade e alto grau de profissionalismo - tem feito por  merecer o reconhecimento de toda nossa comunidade escolar.
Parabéns, professor!!
Parabéns, alunos!! 
Excelente trabalho!!
                                                  **



GEOGRAFIA:

Em 23/08/2010, a professora Nilian (Curso EJA/Noturno) deu início a uma atividade com suas turmas que se estendeu até final de setembro. Esta atividade teve por base uma pesquisa orientada no laboratório de informática sobre alguns conteúdos referentes a esta disciplina e prosseguiu em sala de aula através da elaboração pelos alunos de apresentações do material coletado no laboratório e outras fontes.

Com um planejamento de atividade tão relevante em vários sentidos para a aprendizagem dos alunos, é certo que o desenvolvimento de suas etapas não poderia deixar de ser ignorado neste Blog. Assim sendo, com a devida autorização da professora e alunos, houve um acompanhamento das fases propostas a fim de se obter este registro.
A turma escolhida foi a do terceiro período, e os alunos foram divididos em grupos desde o início. "Fontes de energia" foi o tema apresentado. Com esse assunto, a professora Nilian  objetivou primeiramente incentivar os alunos no uso da pesquisa digital e, na segunda etapa, promover, através da exposição dos mesmos, a compreensão das diferentes fontes de energia no Brasil e no mundo, além de despertar a consciência sobre a importância do uso sustentável dessas fontes.
Professora Nilian e alunos no laboratório.

Que turma animada!!



Já na fase de apresentação dos trabalhos, alguns grupos optaram por uma apresentação tradicional, utilizando cartazes, exposição oral, explicações sobre o dados pesquisados. E, pelo visto, tiveram bom desempenho nesta tarefa:


Outros preferiram o uso de recursos tecnológicos como data show, notebook para exporem suas informações. Também fizeram bonito, como pode ser visto pelas fotos:


Eis, enfim, um ótimo trabalho!
                                                                                **



QUÍMICA:

Desde o segundo semestre de 2010, o Curso EJA do Colégio Frei Domingos passou a contar com uma novidade nesta área: o ingresso da professora Márcia, que rapidamente se inteirou sobre os recursos disponíveis na escola para a apresentação dos conteúdos desta disciplina.



Em vários momentos, o laboratório de informática do Colégio foi utilizado pela professora para este fim. As orientações oferecidas aos alunos, de maneira individualizada e coletiva, revelaram a ênfase numa adequada seleção de informações sobre o assunto abordado em sala de aula. Convém notar que isso é um dado muito importante para a realização de uma boa pesquisa pela Internet, pois não basta apenas a apresentação de um tema ou assunto a ser pesquisado: é preciso, ainda, verificar a credibilidade e/ou suficiência das informações obtidas. E, desse modo, nada melhor do que o acompanhamento do professor, especialmente no caso de alunos que estão tendo os primeiros contatos com o mundo virtual através do laboratório de informática da escola.

Para ilustrar estes comentários, faz-se oportuno o registro neste Blog de duas atividades de pesquisa que foram desenvolvidas nas seguintes turmas: primeiro e terceiro períodos do Curso EJA.

No primeiro período, a professora Márcia apresentou o tema Reciclagem: conceito, funcionamento, benefícios e prejuízos que o lixo provoca para o planeta. Esse foi o ponto de partida para que os alunos promovessem uma pesquisa no laboratório, utilizando a Internet. O aproveitamento das informações seria, em seguida, utilizado por esses alunos na produção de um texto dissertativo. Assim, através desta atividade, a professora pretendeu que os alunos conhecessem o que é e como funciona o processo de reciclagem, além de identificarem os benefícios da reciclagem e os prejuízos que o lixo provoca para o planeta e a vida. Enfim, que tenham consciência de que as nossas atitudes podem salvar ou destruir o planeta.


Para a turma do terceiro período, um outro tema não menos interessante também foi apresentado para ser pesquisado no laboratório: Funções inorgânicas: principais representantes, suas aplicações ou utilizações no dia-a-dia. Posteriormente, com base nas informações coletadas, os alunos fariam uma relação por escrito dos principais ácidos, bases, sais e óxidos e suas respectivas aplicações. Portanto, esse trabalho teve como principal objetivo conduzir os alunos ao conhecimento dos principais representantes de cada grupo ou função e à utilização na prática de tais elementos.


Professora Márcia, seja bem-vinda!!
                                                                            **



Professora Nilian - Curso EJA, Geografia.

O slide a seguir apresenta algumas imagens gentilmente cedidas pela professora Nilian. Nelas é possível apreciar o dinamismo de seu trabalho, que não se restringe à sala de aula, pois o seu envolvimento com o aprendizado dos alunos vai além dos muros da escola.
A sua disposição em organizar visitas com os alunos  a lugares que estejam relacionados aos conteúdos de sua disciplina amplia as possibilidades de enriquecimento de um saber frequentemente associado ao meio e à realidade em que os mesmos estão inseridos.
Enfim, em se tratando de ensino público em nosso contexto atual, pode-se afirmar que é um luxo ter em nossa escola uma professora com este empenho. Parabéns, Nilian!

Os lugares neste slide apresentados são: Pousada das Araras (sítio arqueológico localizado no município de Serranopólis), o Planetário (Goiânia), Plenário da Câmara dos deputados (Goiânia), Estádio Serra Dourada (Goiânia).





Uma merecida homenagem:
Professora Abenilda Batista de S. Pamplona.



Abenilda tem 54 anos, está hoje aposentada e sempre contribuiu para o bom funcionamento do Colégio Frei Domingos. Por isso a equipe de produção deste blog dedica a ela este espaço como um reconhecimento, mesmo que singelo, pelos serviços prestados com amor e dedicação a esta escola. E é dela o seguinte depoimento, retirado de suas muitas lembranças:
"Minhas melhores lembranças do Frei Domingos são de um tempo em que os alunos valorizavam e respeitavam os colegas, professores e todos os funcionários dessa escola. 
Hoje, temos um Colégio, mas houve um tempo em que era apenas uma escola com cerca de arame, quatro salas de aula apenas, sem quadra de esporte, sem computador... Tudo se transformou, mas as esperanças continuam, e desejo que todos que por aqui passarem possam levar sempre uma lembrança de aprendizagem, conhecimento para que tenhamos um futuro com bons profissionais atuantes em nossa comunidade."

Querida Abenilda, sentimos sua falta!!  
* *




7 comentários:

  1. Parabéns pela homenagem feita a profº Abenilda, trabalhei pouco tempo com ela, mas sei que ela foi uma lutadora em prol do Col.Frei Domingos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos professores da EJA, pelos trabalhos desenvolvidos com seus alunos, em especial aos professores Marcia e Olimar.
    Parabéns também para Virginia, nossa dinamizadora de informatica, pela belissima homenagem a nossa querida amiga Abenilda, que sempre terá um lugar especial em nossa escola.
    Nilian.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo profissionalismo de todos para mostrar o trabalho e um pouco dos alunos da escola. eu gostei muito... aluna Brenda 9 c matutino

    ResponderExcluir
  4. Jaqueline Sabina Ferreira da Silva.

    Eu adorei o Blog, ficou muito legal o trabalho de todos os professores. Adorei as fotos. E o que mais me chamou atenção foi a homenagem a minha querida ex-professora de geografia ABENILDA!!!!

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero deixar um forte abraço a todos os professores que contribuem e contribuíram para que a educação no nosso colégio aconteça de forma séria. PARABÉNS A TODOS.
    Até breve Maria José.

    ResponderExcluir
  6. gostei dos projetos dos professores e tambem da homenagem para abenilda ela merece !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria que os professore podia trabalha com todos os alunos para mostra as as suas abilidades eu gostei muito do trabalho dos alunos do 7ano vespertino com a prefessora Elie

    ResponderExcluir