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Projetos.


- Projeto Educação ambiental: horta escolar.

“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural.”


A criação e manutenção de uma horta na escola é um projeto coordenado pela professora Ana Regina Mendes e Silva Issa, que possui 39 alunos sob sua orientação durante o período de 01/02/2010 a 31/12/2010.
A motivação para a realização de um projeto desta natureza partiu da compreensão de que “hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, além de promover vivências que resgatam valores”. Acrescenta-se a esta idéia outro dado significativo quanto ao espaço a ser utilizado: o Colégio Frei Domingos possui uma ampla área que possibilita o cultivo de uma horta de até médio porte. E as futuras colheitas também podem melhorar a qualidade e o sabor da merenda na escola, através do consumo de produtos orgânicos de boa qualidade e de origem conhecida por todos.
Assim, os principais objetivos deste projeto são:
- Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão.
- Despertar o interesse dos educandos para o aprendizado de técnicas que viabilizem o cultivo da horta, criando na escola uma área verde e produtiva, na qual todos se sintam por ela responsáveis.
- Incentivar o trabalho em grupo do corpo docente e discente, aproveitando os conhecimentos empíricos dos alunos e da sociedade local sobre plantio e utilização das hortaliças.
Entre outros.
As ações apresentadas para o alcance dos objetivos propostos obedecem à seguinte ordem:
- Preparar o solo para o plantio: afofar a terra e separar os canteiros, usando enxada, enxadão.
- Adubar a terra com estercos orgânicos adquiridos.
- Irrigar a terra duas vezes ao dia.
- Plantar as sementes em sementeiras para depois fazer o plantio definitivo.
- Manter a horta sempre irrigada e livre de pragas.
- Colher as hortaliças no período de colheita para a merenda escolar, de acordo com a necessidade da escola, obedecendo o tipo de colheita e também a época.
- Proporcionar a interdisciplinaridade da horta com a escola, levando os professores a utilizarem a horta em seus conteúdos diários.
- Preparar pulverizadores ecológicos para o controle de pragas, utilizando recursos naturais presentes na flora local da cidade.
No aspecto da interdisciplinaridade citado acima, são vários os tipos de conteúdos que podem ser aproveitados pelos professores, entre os quais cita-se no projeto:
- Estudo do solo e clima; ciclo das chuvas e da água no decorrer do ano junto com as estações; influência das estações do ano nas hortaliças.
- Figuras geométricas; conceitos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro.
- Valores nutricionais que cada hortaliça oferece; técnicas naturais de controle de pragas comuns em hortaliças; preparação do solo e agentes decompositores da matéria orgânica morta.
- Os cinco sentidos; estudo das cores e formas.
Professora Ana Regina e alunos.

A avaliação será feita no decorrer do projeto de forma diagnóstica e contínua, através de relatórios mensais, montagem de painéis, fotografias, etc. a fim de mostrar os rendimentos e aprendizados a serem observados nos alunos.
Da esquerda para direita: Jane (funcionária da secretaria) e Ana Regina (coordenadora do projeto Horta escolar.


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- PROJETO LER, CONTAR, ESCREVER.

A equipe do Colégio Frei Domingos, sob a coordenação da dinamizadora da biblioteca Dinair Pereira de Assis, propôs aos alunos (incluindo as turmas do fluxo 8º e 9º ano) e professores no ano de 2010 a execução deste projeto a fim de aproximar o educando da leitura, visando à melhoria da escrita e ao desenvolvimento de habilidades, como: ler, contar e interpretar os textos lidos, além do enriquecimento das aulas de forma interdisciplinar. É um projeto que estende por todo o ano.
A metodologia empregada orienta inicialmente para as seguintes atividades:
1. A cada bimestre o educando deverá ler cinco livros literários, escolhidos por ele mesmo, pois assim ele terá mais chances de desenvolver o gosto pela leitura, mesmo que a médio ou longo prazo.

2. Depois de cada leitura finalizada, o aluno registrará no caderno Passaporte de leitura a sua opinião sobre a obra lida, fazendo também uma síntese da obra lida.
3. Por fim, o aluno que cumprir com estas etapas irá receber como recompensa um ponto na média bimestral. A biblioteca, por sua vez, oferecerá um prêmio surpresa ao aluno que conseguir ler mais livros durante o bimestre.
Com a realização deste projeto, as expectativas são de um resultados benéfico nos apectos: cultural (conhecimento de vários autores, melhor uso da ortografia nas produções de texto), social (independente de raça, credo, cultura ou classe social, compreende-se que o ser humano deve ter acesso às obras literárias e aos projetos criados pelos dinamizadores da biblioteca) e econômico (proporcionar aos alunos leituras de qualidade sem gastos financeiros).
Dinair Pereira de Assis - Dinamizadora da biblioteca.


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- Projeto: Correção de fluxo – Idade/Ano escolar.

Atualmente nas escolas o número de evasão e o alto índice de repetência vem afastando o aluno da sua necessidade primordial que é o conhecimento construído para o exercício da verdadeira cidadania.

Em função da demanda de alunos com defasagem idade/ano escolar, esta unidade escolar decidiu oferecer a esses alunos a recuperação da aprendizagem, encaminhando-os para a sequência regular dos estudos. Conforme um levantamento feito, o colégio possui hoje cerca de 15 alunos que poderão ser atendidos no período matutino e um segundo turno no vespertino, considerando ainda que a escola possui um espaço físico adequado e uma equipe pedagógica preparada, capacitada para as ações do projeto.
Portanto, o Projeto de Correção de Fluxo pretende ser mais um passo no desenvolvimento qualitativo da educação, pois trata-se de um projeto de equipe, em que o envolvimento do aluno torna-se real e participativo, além de promover uma autoavaliação de ambas as partes: educadores x educando.

Para auxiliar nesse processo, a escola conta também com o Projeto Cantinho do reforço, que trabalha a leitura, escrita e oralidade dos alunos, de responsabilidade dos dinamizadores da biblioteca, que trabalham de forma prioritária essas habilidades.

O planejamento curricular e os objetivos propostos são parte integrante do projeto, bem como o apoio do PPP, PDE e regimento escolar, de modo a favorecer e ampliar o conhecimento dos educadores e educandos dentro do prazo estipulado pela COREF.

Os objetivos, as estratégias, a avaliação, o quadro de professores são também informações relevantes no projeto e podem ser resumidas em:

1. Objetivos:

- Corrigir os desvios do fluxo escolar de dois anos do Ensino Fundamental da clientela em defasagem idade/ano escolar em um ano, por meio de uma reorganização curricular e novas práticas educativas.

- Estimular o desenvolvimento de habilidades e competências para interferir diretamente nas situações práticas, vivenciadas pelo aluno em seu convívio social.

- Contribuir para as políticas de redução da repetência, evasão escolar.

2. Estratégias e avaliação:

- Divulgação da importância da realização do projeto para os alunos em defasagem idade/ano escolar, conscientizando-os das vantagens que o projeto oferece.

- Acompanhar, controlar, avaliar o processo ensino/aprendizagem em função da qualidade e eficácia do projeto durante a sua execução.

- Avaliar o aluno continuamente, observando sua evolução nas áreas afetiva e cognitiva.

- Propiciar segurança na aprendizagem e na construção da argumentação própria quando exigido ou necessário.

3. Quadro de professores:

- Língua portuguesa: Nilda Batista da Silva.

- Matemática: Olimar Ferreira da Silva.

- Geografia: João Cordeiro dos Santos.

- Inglês: Míria Regina da Silva.

- História: Creuza Alves Macedo.

- Arte: Maria Helena Barros Freitas.

- Ed. Física: Lázara Cristina S. Menezes.


- Projeto de criação de um Blog da escola.

"PLANO ANUAL DE AÇÃO: BLOG OFICIAL DO COLÉGIO FREI DOMINGOS": este é o título do Projeto elaborado no ano de 2010 por mim, dinamizadora Virgínia, e é voltado  para o uso da Internet na escola, em referência ao acesso às redes sociais.

            Inicialmente considero que a idéia de criação, desenvolvimento e constante aprimoramento de um Blog, que registre e apresente informações gerais sobre um contexto de ensino em particular, surge em nosso ambiente pedagógico como uma necessidade de adequação a uma realidade que revela constantes inovações nos aspectos da comunicação, interação e socialização entre alunos, pais, professores e funcionários da escola de modo geral.

É oportuno ressaltar que a criação de um Blog, embora possa parecer algo simples (pelo menos para os assíduos usuários da Internet), na verdade, em se tratando de uma instituição de ensino, revela-se algo complexo e grandioso, pois envolve o apoio e a participação de toda a comunidade escolar e os saberes a serem apreendidos com o uso das TIC´s para esse fim, como será explicitado nas etapas seguintes deste projeto.
Enfim, com a realização deste Projeto pretende-se atingir os seguintes objetivos:
1. Inserir esta comunidade escolar em um contexto de ensino e aprendizagem mais amplo.
2. Aproximar os profissionais da escola de outros ambientes pedagógicos, visando a troca de experiências.
3. Promover a interação e a socialização entre alunos, pais, professores a fim de se obter uma participação mais efetiva nas atividades a serem desenvolvidas, tendo como base o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.

Para o bom andamento do Projeto, o trabalho a ser desenvolvido divide-se em três etapas iniciais:
1. Criação e organização da estrutura do Blog – pesquisar e escolher um site para o registro do Blog, organizar a estrutura de acordo com os interesses de apresentação da escola e também de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos, incluindo nessa estrutura referências ou links de sites importantes para pesquisa, cujos conteúdos possam contribuir para o aprendizado dos mesmos, como os da TV Escola e Salto para o futuro.
2. Solicitar e recolher material para revisão, seleção e postagem no Blog – nesta fase, várias outras ações estão inseridas:

a) Conscientizar a comunidade escolar sobre a relevância deste instrumento no processo de interação e divulgação de atividades, por meio de abordagens individuais e coletivas.

b) Incentivar a participação de professores na realização de atividades, projetos, campanhas com seus alunos, fazendo o uso dos recursos tecnológicos (máquina fotográfica, filmadora, etc.) para assim viabilizar o registro e edição destas atividades no Blog.

c) Recolher/receber material para revisão, seleção e publicação no Blog. Obs.: o trabalho de revisão e adequação do material à estrutura do Blog pode ser feito apenas por mim como dinamizadora, já o trabalho de seleção deverá ser feito em conjunto com o grupo gestor da escola.

d) Manter um canal de contato via MSN para esclarecimentos de dúvidas ou sugestões, além do compromisso de procurar manter os conteúdos atualizados.

(Ainda sobre os critérios adotados para a seleção do material, os mesmos deverão obedecer as normas já existentes, geralmente listados em: evitar conteúdos impróprios para menores, que são encontrados em material pornográfico, além de também enfatizar o combate à pedofilia, o uso de drogas, a violência, entre outros.)

3. Apresentação de divulgação do Blog – divulgar a existência do Blog para a comunidade (pais dos alunos, vizinhos da escola, grupos interessados, etc.) para que as pessoas tomem conhecimento das atividades escolares, pois frequentemente essas atividades são ignoradas pelos próprios familiares dos alunos. Por via Internet, a proposta é ampliar ainda mais esta divulgação, tendo em vista as inúmeras possibilidades já existentes, como blogs de outras escolas, grupos pedagógicos virtuais, sites educacionais.
O cronograma de execução das atividades propostas compreende o período de março a dezembro de 2010. É válido observar que, depois de estruturado e apresentado à comunidade escolar, este será um instrumento de informação e aprendizagem que poderá ter continuidade nos anos seguintes, sendo este dado bastante proveitoso para a escola.

O processo de avaliação dos objetivos e resultados a serem alcançados se dará de modo contínuo e serão apresentados periodicamente por bimestre à direção da escola e ao NTE, através de análise dos seguintes dados:
• Observação do interesse e disposição de professores, alunos e comunidade em participar efetivamente do Blog.
• Acompanhamento das informações postadas no Blog de maneira qualitativa.
• Verificação da repercussão e aceitação do Blog entre as comunidade virtuais.
• Realizar uma autoavaliação sobre os esforços empreendidos na concretização dos objetivos do projeto.





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8 comentários:

  1. Parabéns aos alunos e toda equipe gestora e pedagógica do Colégio Estadual Frei Domingos,pelos projetos e por este Blog.
    Acreditamos que a escola tenha grande chance de ser classificado no concurso de Blogs. Para isto sugerimos que tenham em mãos o edital do referido concurso e verifiquem se este Blog contempla com todas as exigências, ok??
    Abraços carinhosos das Formadoras Cleuna e Regina

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  2. Parabéns Virgínia pela montagem do Blog, está muito bom, foi uma ótima iniciativa que terá muito a nós ensinar, valeu!!! Sucesso e muita paz do seu amigo e colega de trabalho OLimar.

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  3. Este blog da escola foi muito bom os alunos fica mais informado sobre a escola e vamos entra pessoal.pedro josé 7ºA

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  4. Quero agradecer a todos pelo incentivo e carinho!
    Mas é sempre oportuno lembrar que este Blog é o resultado do bom trabalho de todos que aqui participam e contribuem com suas presenças e atividades, tornando realmente edificante nosso ambiente de ensino!!
    Luz e paz a todos!
    Virgínia.

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  5. tendo sido eu privilegiado com a magnânima oportunidade de expressar minha opinião em relação aos projetos desenvolvidos e os profissionais que os desenvolvem nesta instituição desde já parabeniso a professora Virgínia e ao professor Olimar que tem agido com tanta diligência na manutenção deste blog e a professora Ana Regina que tem desenvolvido um exelente projeto para a conscientização e que também tem promovido um melhor aproveitamento do espaço escolar, por ultimo mas não menos importante o professor João Cordeiro que com todo afinco tem lutado pelo desenvolvimento deste colégio e sem duvida pelo desenvolvimento dos alunos como cidadãos de verdade. sem duvida o melhor quadro de funcionários do estado se encontra nesta instituição merecedora de respeito.

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  6. Vejo neste blog um espaço de divulgação, entretenimento, cultura, diálogo, participação. Parabéns a todos os envolvidos neste processo e principalmente à professora Virgínia que brilhantemente se empenha na elaboração e organização do mesmo.

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  7. Parabéns para a equipe de profissionais do Colégio Frei Domingos. Muitos projetos têm sido desenvolvidos e o projeto que se refere ao blog merece destaque especial. Continuem confiantes! Andréia

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