Sejam bem-vindos!!!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quem foi Frei Domingos Foley?




Jataí andava sem vigário fixo por vários anos quando chegou Frei Domingos Foley, padre franciscano do grupo de Anápolis, GO, em outubro de 1961, acompanhado por dois confrades: o padre Frei Gregório e o irmão leigo, Frei Dionísio. Os três foram enviados pelo recém nomeado bispo de Jataí, Dom Frei Benedito Domingos Cóscia, também do grupo de franciscanos de Anápolis.

A cidade naquele tempo contava apenas com uns 14.000 moradores, e Frei Domingos em pouco tempo fez  amizade com muitas gentes, que admiravam a sua simplicidade e amor para com as crianças e os anciãos, especialmente entre a pobreza.

Nascido em Brooklyn, New York, EUA, no dia 29 de março de 1912, resolveu entrar para a Ordem Franciscana a fim de dar andamento a seu ideal de ser missionário. Após sua ordenação como padre, veio ao Brasil e trabalhou como vigário em Catalão, Goiandira, Anápolis, Pires do Rio e Cristalândia, sempre em Goiás.

Em Jataí, além de vigário da Pró-Catedral Nossa Senhora do Rosário, era também Vigário Geral de toda a diocese do Divino Espírito Santo (quase todo o sudoeste de Goiás), prestando assim uma grande ajuda ao bispo, Dom Benedito.

Por causa de uma doença bastante grave, nos inícios de 1967, Frei Domingos foi transferido para Goiânia como vigário na Matriz de S. Francisco, Bairro Universitário, e após alguns meses foi ao EUA para tratamento. Faleceu em New York no dia 01 de maio de 1970.

Seu nome é lembrado não somente nesta escola, mas também no Instituto Espírito Santo, cujo salão nobre é chamado "Salão Nobre Frei Domingos Foley".





20 comentários:

  1. bacana a ideia sobre blog por que a gente fica mais informado sobre os asuntos da escola. Yuri 7ºA vespetino

    ResponderExcluir
  2. bom eu gosto muito de estudar aqui eu amo todas as aulas os professores sao muitos bons educadores eu aprendi muitas coisas,no dia 20 de novembro fizemos a comemoração do dia da consciência negra foi muito bom o teatro eu gostei muito que minha amiga natielle ganhou,eu acho que vou passar . agradeço ao corpo docente da escola com carinho de tatielle.beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito como o blog e feito e a escola e muito boa e aqui conta todas as novidades que acontessem na escola e os alunos do 9C fisemos um trabalo de matematica sobre uma planta de uma casa que foi muinto interessante. Darlyson 9º ano C

    ResponderExcluir
  4. É muito importante para quem estuda ou trabalha no colégio poder conhecer a história da pessoa que dá nome ao colégio.

    ResponderExcluir
  5. sou adriene sexto a gostei muito do blog do frei domigos tem muitas coisas interesantes e legais gosto muito da escola por que tem professores muito legais as vezes brigam com agente mais e pro nosso bem nao e mesmo???? brigam por causa da conversa, por causa do desrrespeito com eles esse foi o meu comentario sobre o frei domingos tchau.....

    ResponderExcluir
  6. esse trabalho é muito interessante por que ensina os alunos há entender mais do Colegio Frei Domingos e dos professores e o os outros que ja foram, a todos meus parabéns e que continuem trabalhando muito por esse Colegio maravilhoso que eu gostei muito desse comentário e de participar para que eu possa falar para os diretores e professores.

    ResponderExcluir
  7. apesar de todos os problemas que Frei Domingos teve ele não deixou-se levar por eles... apesar da morte dele ele nós deixou algo de muito especia que foi á nossa [Escola que teve á honra de erda o nome frei domingos] aqui nós temos Professores ecelentes que nós ajuda á toda hora que precisarmos e com isso poderemos ter um futuro bem melhor um grande abraço para a escola frei domingos.

    ResponderExcluir
  8. achei bacana, e quando eu ir para outra escola vou ter o blog p ver a escola

    ResponderExcluir
  9. gostei de conhecer a historia do colegio valeu pela iniciativa!!!!!! gostaria que voce colocasse os diretores que passaram pela escola obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. eu desejo um feliz natal e um prospero ano novo para todos da escola eu me chamo marcelo e minha serie e o 6 ano a

    ResponderExcluir
  11. EU DEZEJO UM FELIZ NATAL PARA MEUS PROFESSORES E PARA OS OUTROS TAMBEM E PARA OS FUNSIONARIOS E PARA TODOS OS ALUNOS DA COLEGIO ESTADUAL FREI DOMINGOS FELIZ NATAL PARA TODOS E ANO NOVO CHEIO DE ALEGRIA E FELICIDADES PARA TODOS Pâmela 6ano a.

    ResponderExcluir
  12. feliz natal e um prospero ano novo para todos da escola eu desejo meu nome e marcelo serie 6 ano a

    ResponderExcluir
  13. FEliz NATAL PARA TODOS OS PROFESSORES E OS ALUNOS DO COLEGIO FREI DOMINGOS!

    MURILO
    CARLOS
    SERIE:6'A'









































































































































































































































































    MU

    ResponderExcluir
  14. feliz natal e ano novo para todos alunos e professores do cooolegio estadual frei domingos


    ass;MAX DEAN 6 'A'
    TURNO;VESPERTINO
    GO.JATAÍ

    ResponderExcluir
  15. ana caroline sexto a eu acho essa escola muito legal as diretora muito legal eu desejo muitas sorte para todos e muitas felicidade eu gosto do joao cordeiro do olimar e de todas professora feliz natal para todos

    ResponderExcluir
  16. Eu achei muito interessante o blog da escola, porquê ficamos mais informados exeto outras pessas.

    ResponderExcluir
  17. Eu achei muito interresante porque ficamos mais informados e um FELIZ NATAL.

    ResponderExcluir
  18. Como poderia exemplificar a criatividade desse blog? Só mesmo conferindo as inúmeras opções existentes. Dentre elas ressalto para que observem o Contando Histórias. Vale a pena...

    ResponderExcluir
  19. Oi. O bolg está uma beleza, temos mais um cantinho dos alunos. Vale conferir.

    ResponderExcluir
  20. Ola pessoal como vai vocêis tu bem. Eu estou adorando esse blog...

    ResponderExcluir